quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O preparo da pele para uma boa maquiagem e os cuidados que devemos ter com ela

Você pode até estar se perguntando: mas se eu quero maquiar, por quê limpar antes? Este foi um dos grandes erros que cometi anos a fio. Por não ter conhecimento do assunto, por não dar a devida relevância, por falta de tempo…
Limpar a pele é essencial para uma boa fixação e melhor aderência da maquiagem na pele. A limpeza da pele é importante para o recebimento da maquiagem na pele, pois a deixa mais viçosa, garante uma cobertura uniforme e o gasto de produtos é menor. Portanto, trate de cuidar e limpar da sua pele, mesmo antes da maquiagem! Esqueça aquela idéia de passar a maquiagem direta na pele suja! A pele deve estar sempre limpa!
A limpeza serve também para remover impurezas e células mortas, desobstruir os poros e melhorar a oxigenação da pele.

A tonificação completa o processo de limpeza, ajuda a fechar os poros e restaura o PH da pele, muito dizem que não é necessário este passo, mais a pele fica com uma sensação de frescor que vale a pena fazer.
A hidratação mantém a pele hidratada e bonita, não esqueça de escolher um hidratante que tenha um protetor solar em sua composição .
Nunca é tarde para aprender e rever nossas posturas, em relação a nós mesmos e aos que nos cercam. Hoje, limpar minha pele passou a ser essencial como tomar banho, beber água, me alimentar, faz parte do meu dia a dia, ao acordar e antes de deitar, só pra lembrar também, LIMPAR a pele do rosto é diferente de LAVAR o rosto, ok?
Hoje vou falar da limpeza mais simples, diária, aquela que a gente faz em casa mesmo.
Pra gente entender um pouquinho mais, nossa pele é composta pela epiderme, derme e hipoderme. Nossas maquiagens favoritas e também a fuligem dos automóveis, o pó, o vento forte, o sol, são lançadas sobre nossa epiderme, que é a camada que envolve todo o nosso corpo. Ela é a que está mais exposta aos agentes externos. Você sabia que a epiderme se renova continuamente?
Este é um processo natural e que se dá a cada dois meses, mais ou menos, mas a medida que sobre as células existe tanta "sujeira", este processo vai se tornando cada vez mais lento, com o passar do tempo e sem contar que, quanto mais idade temos, mais lento vai se tornando tudo em nossa máquina, corpo humano.
Por isso, pelo menos uma vez na semana, é importante usarmos um sabonete esfoliante, o mais simples que for, para "dessufocar" (esta palavra existe?) a pele.
Então, aqui vai uma grande dica: água! Muuuuiiiiita água! Beber água é importante demais, saudável, para todo o organismo! Já que nosso corpo é formado em 70% por água…
Dormir bem, em média umas 8 horas por noite, fazer exercícios físicos, e não abusar JAMAIS das coisas que a gente tanto gosta, como doces, frituras, massas. Isso garante uma grande melhora na qualidade de vida total, dando assim, um melhor aspecto na pele do rosto, sem contar que bons hábitos de saúde deixam a gente mais leve e feliz !
Tomar sol com moderação, antes das 10hrs da manhã, e só após às 17hrs também é muito importante para manter uma boa qualidade da pele.
Existem 4 tipos de pele, propriamente ditos pelos dermatologistas: pele normal, pele oleosa, pele seca e pele mista. Existe também a pele acneica, mas é mais considerada como um estágio, que a maioria de nós experimentamos.


A pele normal é de aparência delicada, e sua textura é suave. Raramente apresenta problemas. É a pele que todas nós gostaríamos de ter. Porém, sua tendência é tornar-se uma pele seca. A limpeza da pele pode ser feita com um sabonete de limpeza profunda dos poros, em dias alternados um adstringente e não abrir mão de um hidratante com filtro solar! para o dia, e um creme nutritivo à noite.
Já a esfoliação pode ser feita uma vez na semana, para dar aquele viso bonito na pele, ajudar a remover as células mortas e a penetrar melhor os cosméticos.

A pele oleosa apresenta os poros dilatados e a aparência de um "lustro" constante. Tem a tendência para as mais jovens de apresentar acne com mais facilidade, e para as mais maduras, de não apresentar rugas. Fique longe de produtos a base de óleo, e tenha em mãos sempre um bom adstringente: ele estabiliza a oleosidade da pele e ajuda a fechar os poros. Agora, é bom lembrar que, mesmo a pele oleosa precisa de hidratação, portanto, não dipense o uso do tônico. Máscara uma vez por semana também é muito bom.

Já a pele seca tem uma grande tendência ao aparecimento de rugas. É uma pele sem brilho, com pouco elasticidade e áspera. Com o envelhecimento, a pele seca tende a ficar ainda mais seca. Para quem tem a pele seca, um grande amigo e aliado deve ser o creme nutritivo, que se aplica a noite. Atenção: todo creme noturno deve ser retirado ao acordar. Eles contém em sua fórmula substância que em contato com a luz solar mancham a pele. Para a maquiagem, dê preferência as bases que possuem hidratante em sua fórmula!

A pele mista se constitui na famosa "zona T" - testa, nariz e queixo oleosa, e o restante normal ou seca. Esta requer um pouco mais de cuidados na hora de escolher os produtos para a limpeza de pele e para a maquiagem, assim como para sua aplicação. É a pele da maior parte das mulheres. Preferir sempre os hidratantes a base de gel ou de textura fluída, livres de óleo, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Por ser o tipo mais comum de pele entre as mulheres, a indústria cosmética já elaborou produtos funcionais, que hidratam onde a pele é normal ou seca, e controlam o brilho onde é mais oleosa
.
Criar o hábito de limpar sempre a pele: a noite, para não ir dormir com máscara de fuligem, e pela manhã, para retirar o creme noturno de reposição celular que você passou. Aplicar o seu creme preferido e adequado ao seu tipo de pele. Água! Muita água! E beber água não é refri zero, suco, eles também são líquidos, mas seu corpo não é formado 70% de refri zero… (você já pensou?)
Aprenda a se conhecer, conhecer seu corpo, seus limites. Muitas vezes, mais do que um creme caríssimo, você precisa é rever suas horas de sono, viver e encarar o "tranco" com mais tranquilidade.

Ps : Jamais durma maquiada

Utilize demaquilantes a base de cremes, se você tem a pele seca, loções para pele oleosa e os bifásicos
para maquiagens à prova d´água. Comece sempre retirando a maquiagem dos olhos, por ter a pele mais sensível, com movimentos circulares.
Então se esqueça: os bons hábitos geram virtudes. Sua pele e seu corpo, agradecem!


Movimentos corretos:

Espalhe a emulsão de limpeza, o tônico e o hidratante, respeitando as seguintes direções:
Testa: de baixo para cima
Olhos e maçãs do rosto: em direção às orelhas
Queixo e pescoço: de cima para baixo, em direção do colo.


Boa make para todas !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenham gostado.

Deixe seu comentário.
Volte sempre !!!